Os materiais didáticos impressos serão distribuídos quando chegarem à escola. Uma escala será divulgada para a entrega e repasse de orientações mais detalhadas sobre o retorno. Aguardem!
As reuniões com os responsáveis acontecerão à medida que as crianças voltarem ao atendimento presencial.
O início do ano letivo em 2021 na Rede Municipal do Rio será nesta segunda-feira, dia 8/2, com transmissão pela TV Escola.
A programação desta primeira semana do ano letivo 2021 será exibida de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h30.
A aula inaugural com o secretário Renan Ferreirinha será exibida, ao vivo, às 9h do dia 8/2, com reprises em outros horários.
Serão exibidas aulas de Matemática, Geografia, Língua Portuguesa, História, Ciências, Língua Estrangeira, Música, Artes Visuais e Cênicas para diversos segmentos, da Educação Infantil ao Programa de Jovens e Adultos, em diversos dias e horários (a grade de programação da primeira semana de início do ano letivo está no link abaixo e também está disponível no site da SME).
O ensino por meio do aplicativo Rio Educa em Casa só começará a ser feito na semana do dia 23/2. Até lá, as aulas serão pela TV.
Para assistir à programação da SME na TV Escola é só conectar. Na TV aberta, o canal é o 2.3. Também é possível conectar a TV Escola em tv por assinatura pelas seguintes operadoras e canais - NET/CLARO – Canal 15 / CLARO TV – Canal 8 / OI TV – Canal 25 / SKY – Canal 21 / VIVO – Canal 235.
Atividades pedagógicas remotas
Os projetos político-pedagógicos das Unidades Escolares vão ser adaptados para as atividades pedagógicas remotas, garantindo os direitos de aprendizagem dos estudantes. Com isso, as instituições vinculadas à Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro deverão organizar as atividades previstas nos seus calendários escolares para o ano letivo de 2021, com a retomada das atividades pedagógicas de forma remota. Estas são atividades didáticas não presenciais realizadas pelo estudante sob a orientação de professores e serão em tempo real com o professor (síncrona) ou não simultânea (assíncrona). Todas serão mediadas por tecnologias de informação e comunicação ou outros meios convencionais.
O Plano de Atividades Remotas - para o decorrer do ano letivo -, a ser elaborado por cada Unidade Escolar, deverá conter as propostas de atividades elaboradas pelos professores para os estudantes, podendo incluir recursos e atividades pedagógicas disponibilizados em ambiente virtual por meio de plataformas, aplicativos e demais tecnologias da informação e comunicação. Além de videoaulas transmitidas pela televisão, materiais didáticos digitais e impressos, com o objetivo de garantir o cumprimento da Reorganização do Currículo Carioca, atendendo ao Projeto político-pedagógico da Unidade Escolar.
A frequência mínima exigida para a Pré-escola será de 60% e para o Ensino Fundamental de 75% da carga horária anual, nos termos do art. 24, inciso VI, da LDB (Lei 9.394/1996).
Mais detalhes sobre os materiais impressos
Também será oferecido aos alunos o Material Rioeduca, que oferece apoio pedagógico para os estudantes de todas as etapas e modalidades, contemplando todos os componentes curriculares da Reorganização do Currículo Carioca; acesso a Livros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), para os estudantes de todas as etapas e modalidades, contemplando todos os componentes curriculares da Reorganização do Currículo Carioca; ao PNLD Literário; e ao Acervo literário das Salas de Leitura e Unidades Escolares.
O horário de funcionamento das Unidades Escolares durante o período em que estiver vigorando o Plano de Ensino Remoto será de 8h às 12h no 1º turno, 13h às 17h no 2º turno e 18h às 20h no 3º turno, caso a Unidade Escolar ofereça o ensino noturno.
Confira a grade de programação no link: http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/12314172/4311709/GradeSemanaGeral08FEV_RioEducaV4.pdf
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da SMERJ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário